Alimentação

Onde obtenho informações e ajuda para parar de comer carne?

Há inúmeros motivos para se deixar de consumir carne e outros produtos de origem animal. O principal é o ético, já que este consumo provoca danos a outros seres do planeta (inclusive aos próprios humanos), seja pela ação direta de maus-tratos e morte que ocorrem nas linhas de produção, seja pelos impactos ambientais que afetam a todos.

Se você quer se tornar vegetariano/vegano ou mesmo se já é, mas quer obter maiores informações sobre o tema, listamos abaixo diversas fontes de consulta e outras indicações.

Sites

Os dois principais sites sobre vegetarianismo/veganismo em idioma português são o Sítio Vegetariano (http://www.vegetarianismo.com.br/) e o Guia Vegano (http://www.guiavegano.com.br/). Entre a grande gama de informações neles contida, há indicações de links para outros sites e referências a diversas obras. Neles encontrará, também orientações sobre como deixar de comer carne, receitas de pratos vegetarianos, guias de restaurantes, calendário de eventos etc. Conheça também o site Alimentação sem Carne (http://www.alimentacaosemcarne.com.br/), do médico nutrólogo Dr. Eric Slywitch, uma das maiores autoridades sobre nutrição vegetariana no país. Ele também assina as “Perguntas e Respostas” sobre vegetarianismo no site da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia: http://www.abran.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=257&Itemid=90.

Outros sites bem completos são o Vida Vegetariana (http://www.vidavegetariana.com/) e o Centro Vegetariano (http://www.centrovegetariano.org/), este último de Portugal.

A maior organização brasileira de promoção do vegetarianismo é a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira. Seu site (http://www.svb.org.br/) disponibiliza informações diversas sobre o vegetarianismo, especialmente nutricionais. A SVB lançou um Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos com o objetivo de subsidiar os profissionais da nutrição para atender pacientes vegetarianos e aqueles que desejam adotar a alimentação vegetariana.

Além destes, há sites de grupos de defesa animal vegetarianos/veganos que também disponibilizam informações sobre o tema e promovem o vegetarianismo/veganismo através de eventos e fornecendo suporte às pessoas em transição:

Programas com receitas veganas: http://suprememastertv.com/pt/veg/?sca=veg5

Blogs

http://veggamo.wordpress.com/

Profissionais especializados em nutrição vegetariana

Ana Ceregatti
Tel: (11) 9196-2696
consultas@anaceregatti.com.br
www.anaceregatti.com.br

Eric Slywitch
Tel. (11) 3628-8360
ericslywitch@yahoo.com.br
www.alimentacaosemcarne.com.br

NutriVeg
(dr. George Guimarães)
Tel. (11) 5585-3475
Dr. George Guimarães: nutriveg@terra.com.br
NutriVeg: nutriveg@nutriveg.com.br
www.nutriveg.com.br

Celina Ozawa Pelin
Tel: (11) 2641-6906 / 8166-8875
Email: celinapelin@yahoo.com

Revista

Revista dos Vegetarianos – específica sobre vegetarianismo, com informações sobre produtos alimentícios e outros, pode ser encontrada nas bancas ou recebida por correio. Outras informações em http://www.europanet.com.br/vegetarianos/.

Livros

Já há um bom número de livros sobre vários aspectos do vegetarianismo/veganismo, de receitas à filosofia, alguns disponíveis para venda em nosso site:

Receitas

  • Alimentação sem Carne – Guia Prático – Eric Slywitch – Editora Palavra Impressa
  • Cozinhando sem Crueldade – Ana Maria Curcelli – Editora Colcha de Retalhos
  • Delícias Vegetarianas – Elisa Biazzi – Editora Expressão e Cultura
  • Lar Vegetariano – Introdução ao Vegetarianismo / Filosofia / Nutrição Espiritual (mais de 200 receitas) – Editora Cultrix
  • Lugar de Médico é na Cozinha (alimentação crudívora) – Alberto Peribanez Gonçalez – Editora Rio

 

Filosofia

  • Fundamentos do Vegetarianismo – Marly Winckler – Editora Expressão e Cultura
  • Jaulas Vazias – Tom Regan – Editora Lugano

Vídeos

Cartilha

Clique aqui para baixar a cartilha Impactos sobre o meio ambiente do uso de animais para alimentação, produzida pela Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB. Em formato PDF.

Busque muitos outros sites e informações nos sites de busca (GoogleYahoo, etc.).