Pular para o conteúdo

A árvore de Banksy

O bairro londrino de Islington amanheceu nesta segunda-feira, 18 de março, com um mistério: a pintura na lateral de um prédio mostrando uma pessoa segurando um artefato de pintar com spray e olhando para o alto, nesse mural recém-pintado com jorros de verde, bem atrás de uma árvore inteiramente podada.

Muitas foram as especulações na vizinhança e, em pouco tempo, em todo o país e no mundo. Foi obra de quem, e o que significa?

Sobre a autoria, as suspeitas logo se confirmaram: Banksy, artista de rua britânico, que espalha sua arte e ativismo político em diversas cidades britânicas e do mundo, mantendo sempre o anonimato sobre sua real identidade. Durante o dia, ele postou em seu Instagram fotografias do antes e depois daquela paisagem urbana, se declarando assim o artista por trás da obra.

Sobre o significado, há quem atribua ao Saint Patrick’s Day (Dia de São Patrício), feriado irlandês celebrado em 17 de março e que tem o verde como cor símbolo. Porém a maioria das pessoas vê uma mensagem ambiental, já que o verde pintado preenche simbolicamente o vazio deixado pela falta das folhas naquela árvore adiante. Vale lembrar também que a primavera está a dois dias de começar no hemisfério norte, em 20 de março.

Em declaração à BBC, o criador da série de podcast The Banksy Story, James Peak, visualizou a criação da mais recente obra de Banksy: “É primavera, e essa árvore deveria estar cheia de folhas. Banksy deve ter passado de bicicleta e pensado no quão triste ela parece”.

Fotos: Banksy/Instagram

1 comentário em “A árvore de Banksy”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *