Pular para o conteúdo

Apelo das Girafas traficadas pelo BioParque/Grupo Cataratas para o Presidente Lula – assine a petição!

Presidente Lula, Ministra Marina Silva, Presidente do IBAMA, Ministério Público Federal, Polícia Federal e todas as Instituições e sociedade civil que possam ajudar:

O texto a seguir é da petição criada pelo movimento Liberdade para as Girafas (Instagram | Facebook). Leia para se informar da gravidade da situação, assine aqui e compartilhe!

“O maior caso de TRÁFICO DE ANIMAIS de megafauna no Brasil, aconteceu na noite de 11 de novembro de 2021, com 18 Girafas – dentro de seis contêineres de madeira em um jumbo fretado de Joanesburgo para o Rio de Janeiro. Dentro de cada caixa, três girafas bebês respiravam por pequenos orifícios de ventilação, dopadas e trombavam umas nas outras, agitadas, após um voo de 10 horas.

Levaram horas até que fossem levadas a um resort em Mangaratiba, para uma instalação improvisada. Ali permaneceram confinadas, divididas em grupos de 3 indivíduos, com cada grupo em um cubículo de apenas 30 m². Tal situação impede a expressão de seus comportamentos naturais, compromete seu bem-estar e não possibilita sua qualidade de vida. Hoje, lhes reservaram mais espaço, mas será que os cuidados e este espaço permitem a estes indivíduos prosperar?

No primeiro mês, três delas morreram numa tentativa de fuga fracassada, foram laçadas brutalmente e morreram agonizando em suas solitárias. Registros da Polícia Federal mostraram as outras 15 girafas feridas e, segundo autoridades, cercadas de fezes e urina sob atos contínuos de “maus tratos, abuso e crueldade”.

O caso deu início a uma investigação envolvendo executivos de um zoológico no Rio de Janeiro e traficantes de animais selvagens, lavagem de dinheiro baseados em dados de Joanesburgo e na Cidade do Panamá.

Todos os animais foram importados como parte de um suposto projeto de conservação fraudulento anunciado pelo BioParque, novo nome do antigo zoológico do Rio de Janeiro, hoje sob gestão privada do Grupo Cataratas.

Um ano depois mais uma jovem girafa veio a óbito também pelo mesmo motivo, total falta de manejo da espécie. Hoje restam 14 sobreviventes deste bizarro tráfico!

Essas criaturas não podem pagar pela ganância e falta de escrúpulos de empresários que tentaram ludibriar e manchar a imagem do Brasil num esquema perverso de tráfico de animais.

Não consideramos sequer racional a cumplicidade e morosidade institucional diante de tão grave caso. Garantir a dignidade desses animais de forma URGENTE, significa também dar um BASTA ao tráfico de animais, com grande simbolismo internacional e nacional.

PRESIDENTE LULA, já tentamos de muitas formas, a nossa última esperança é que V.Exa. veja esta Carta, se sensibilize com ela e garanta que as Instituições responsáveis dentro do seu Governo tomem as providências cabíveis para garantir que esses animais não sejam vítimas do “Crime Compensa” – são traficadas, torturadas e abusadas covardemente no comércio de exposição animal.

“Acreditamos que todos os animais, sejam domésticos ou selvagens, no ambiente natural ou sob cuidados do ser humano, devem ter a chance de desfrutar de uma vida digna, com respeito à sua biologia, que os permitam prosperar e desfrutar de qualidade de vida e bem-estar ao longo da sua existência.” Igor Morais – Biólogo”

Compartilhe este abaixo-assinado pessoalmente
ou use o código QR no seu próprio material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *