Pular para o conteúdo

Chuvas no RS: infos concentradas para ajudar animais e pessoas

Foto: Leandro Osório

[ATUALIZADO EM 9 DE MAIO]

Para ajudar bicho

Grupo de Resposta a Animais em Desastres
É a galera que está na linha de frente, se desdobrando para resgatar cães, gatos, coelhos, cavalos — mais de 600 vidas salvas!. Chave pix para doações: 54.465.282/0001-21 ou via cartão de crédito: doe.gradbrasil.org.br.

ONG Princípio Animal
Indicação do Instituto Nina Rosa, também atuam nos resgates. Chave pix para doações: 29.880.059/0001-01.

ONG Voluntários da Fauna
Especializados em reabilitação de silvestres, abriram as portas para bichos não convencionais ― e alguns poderão ser adotados. Chave pix para doações: 35.815.847/0001-09.

Pet Fauna
Focados em silvestres também, se somam aos resgates ― quem perdeu sua ave ou coelho pode procurar por lá. Chave pix para doações: 002071944009.

Ache seu Pet — RS
Perfil criado no Instagram para as famílias que precisaram abandonar suas casas às pressas reencontrarem seus pets.

Cães Resgatados – Centro Humanístico Vida da Baltazar
Página para divulgar os cachorros encontrados no Bairro Sarandi.

Meu Bicho Tá Salvo – Canoas
Reúne fotos dos animais resgatados na cidade de Canoas.

Larissa Rüncos
Veterinária especialista em comportamento felino, fez uma listinha de ONGs sérias para doar ração, remédios e produtos de primeiros socorros, caixas de transporte, guias e peitorais, caixas de areia, caminhas e cobertores, além do bom e velho dinheiro: 

@resgateanimal.grabh@instituto.paulalopes@gatodomatopoa e @institutopormaisempatia.

Território Felino
A vet Amanda Daniella mora em Porto Alegre e tem compartilhado stories essenciais no Instagram, como a relação de voluntários que estão organizando lares temporários para tirar os gatos dos abrigos. Ela ainda oferece um help para quem quiser arriscar o LT e não sabe como fazer a adaptação: (51) 98189-7056.

Isa Gateira
Consultora comportamental felina, explicou nos stories, em resposta a uma seguidora, como promover segurança emocional para manter os bichanos desalojados mais calmos, já que a família se torna o único referencial de território em situações assim: “Deixe que fiquem nas caixas de transporte, se quiserem. Providencie esconderijos com caixas de papelão e mantinhas. Ofereça petiscos ― qualquer coisa que conseguirem comer é lucro. Mantenha o banheiro perto. Um ambiente mais escuro também pode minimizar o estresse. Se eles aceitarem carinho, acolha”.

Ela também reservou horários em sua agenda para um SOS comportamental solidário ― é só marcar aqui.

Para ajudar gente

Envio grátis pelos Correios
As agências dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, Santa Catarina e Paraná, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul (lista completa no link acima), estão recebendo e transportarão gratuitamente alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal e limpeza a seco, roupas de cama e banho, e até ração.

Como e quais roupas doar
O perfil Não Tenho Roupa ensina [link acima]! Não mandar as peças sujas ou em mau estado espero que os leitores deste blog já saibam ― acreditem, doaram ao Gatoca um banheiro de gato sem lavar! Mas tem dicas em que eu nunca havia pensado, como amarrar os pares de sapatos para que não se separem no transporte.

Para não faltar comida
O projeto Marmitas do Bem entrega mais de 3,5 mil refeições por dia ― chave pix para doação: 53.019.216/0001-65. E o Movimento dos Sem Terra (MST) lançou uma campanha para apoiar 500 famílias produtoras de arroz que perderam suas hortas e lavouras.

O desafio da água potável
85% da população ficou sem abastecimento porque desligaram as estações de tratamento, não há previsão de retorno e a água das cheias está contaminada por leptospirose. Felipe Neto conseguiu arrecadar R$ 4,8 milhões para comprar 200 filtros que purificam in loco e a Força Aérea Brasileira se comprometeu a distribuir nas regiões atingidas. Mas água nunca é demais!

Mora fora do Brasil?
A Central Única das Favelas (Cufa) e a Frente Nacional Antirracista (FNA) recebem doação pelo PayPal e encaminham a quem precisa: [email protected].

Divulguem outras iniciativas (que vocês conheçam) nos comentários, porque vai continuar chovendo ― e a gente não está atuando na raiz do problema.

FONTE: GATOCA

NOTA DO INSTITUTO NINA ROSA

Atualizando em 14 de maio:

O perfil do Instagram Animais da enchente Novo Hamburgo fez uma postagem com uma lista de perfis de abrigos e lares de passagem. Acesse aqui.

O site Pets RS é uma opção fora das redes sociais para encontrar os animais perdidos. Acesse aqui.

A AMPARA Silvestre postou sobre como ajudar a fauna silvestre e o Cetas gaúcho. Acesse aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *