Pular para o conteúdo

INR INDica: Fome de quê?

Livro para crianças homenageia Nina Rosa e aborda o veganismo com humor e naturalidade

Nós, do Instituto Nina Rosa, trabalhamos sempre confiantes na capacidade do ser humano se conscientizar sobre a causa animal e ambiental — que, de posse de novas informações e visões de mundo, possa refletir, repensar seus hábitos e passar a viver de maneira mais compassiva e responsável com os animais e com o planeta. Acreditamos especialmente nessa capacidade nas mentes jovens, pois a educação é a base de tudo. Por isso, já realizamos diversos trabalhos (veja aqui) voltados para esse público e sempre celebramos projetos infantojuvenis de conscientização. E o livro Fome de quê? nos traz uma alegria a mais, pela homenagem feita a Nina Rosa.

Confira abaixo a sinopse — e, logo após, saiba como obtê-lo*.

“A gente não quer só comida. A gente quer a vida como a vida quer…”

O título de Fome de quê?, inspirado nessa música consagrada pelos Titãs, nos lembra que a vida quer… viver! Na história, numa conversa solta e franca entre três crianças sobre nossa relação com a comida e os bichos, a menina Nina Rosa explica que o veganismo é uma escolha ética de respeitar a vida de cada ser. Ilustrado com muita sensibilidade, o livro pretende se tornar um recurso educativo e divertido para abordar o veganismo, ampliar o princípio de inclusão e gerar sensação de pertencimento às crianças veganas e vegetarianas. 

O papo começa na hora do lanche, quando Nina gentilmente recusa um sanduíche de presunto e Leo não entende, pois acha que “presunto não é carne”. A partir daí, surgem outras indagações sobre a dieta da menina, que são respondidas e comentadas com bom humor. As crianças seguem para a biblioteca, onde encontram explicações sobre temas mais polêmicos relacionados ao veganismo, como o “mito da proteína” e o “pum da vaca”. No fim, Nina diz que as comidas que os colegas gostam (hambúrguer, nugget, coxinha, churrasco…) também existem em versões vegetarianas. E eles correm para a cozinha de Nina, dispostos a explorar novos sabores. 

Após a história, “O papo continua” responde perguntas clássicas do tipo: “Por que defender os animais se há crianças nas ruas?”, ajudando a ampliar o conhecimento em torno do veganismo.

Objetivo: Fome de quê? pretende ser um recurso educativo e divertido para abordar nossa relação com a comida e com os bichos. 

Autora: Raquel Ribeiro @raquelribeiroescritoraIlustrador: Monge Lua @mongelua — Edição da autora — ano 2023 — Formato: 21 x 30; 32 pgs.

*O livro é impresso sob demanda e pode ser encomendado diretamente com a autora, via DM no Instagram (no perfil marcado acima) ou pelo e-mail [email protected]. Já sua versão digital (e-book) pode ser comprada pelo site Hotmart (clique aqui).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *