Pular para o conteúdo

Mais um capítulo do horror do transporte de “carga viva”

Dezesseis mil animais (14 mil ovelhas e 2 mil bois e vacas) foram abandonados no mar. Eles estavam sendo transportados da Austrália para Israel (desde 5 de janeiro, uma viagem que dura aproximadamente três semanas) no navio MV Bahijah, quando ameaças da milícia Houthi, do Iêmen, fizeram a embarcação retornar à origem. No entanto, devido ao controle sanitário australiano, os animais foram impedidos de desembarcar e agora estão presos no mar, sem possibilidade de escapar.

Esses 16 mil seres sencientes são outras tantas milhares de vítimas do transporte de “carga viva” em todo o mundo. No Brasil, essa atrocidade está em expansão. Relembre aqui a luta e o luto pelos 27 mil bois e vacas embarcados no navio NADA (nome bem simbólico, a propósito), em fevereiro de 2018, apenas dois meses depois do embarque de outras 27 mil vidas rumo à morte após intermináveis dias de extremo sofrimento.

O NADA ficou marcado no ativismo animal brasileiro, mas essa realidade cruel persiste. O site Exportação Vergonha, da Mercy for Animals Brasil, disponibiliza um documentário em curta-metragem de mesmo nome, além de um relatório investigativo sobre a exportação de animais vivos no Brasil, produzido pela ONG em 2021, um outro doc em curta — Elias, o boi que aprendeu a nadar — e uma petição pedindo ao Congresso Nacional que proíba a exportação de animais vivos. Assine aqui.

Ativistas na capital paulista também estão se mobilizando para uma manifestação no próximo sábado (3 de fevereiro), cujo ponto de encontro será às 9h30 na esquina das ruas Leopoldo Couto (de) Magalhães Júnior e Professor Atílio Innocenti, rumo à Leopoldo Couto (de) Magalhães Jr., número 758 (Itaim Bibi). Esse é o endereço do escritório paulistano da Minerva Foods, a maior exportadora de bois e vacas da América do Sul, e responsável pelas mortes dos seres transportados no NADA.

Veja também No navio, de Maga Lee.

5 comentários em “Mais um capítulo do horror do transporte de “carga viva””

  1. Só o veganismo pode inibir o aquecimento global. A pecuária é o maior causador do aquecimento terrestre. Animais em pé sem espaço pra deitar. Sem água e sem alimento. Defecando e urinando um em cima do outro. Sem espaço pra deitar e fazer nada. O espaço para cada boi, por exemplo, é de uma porta comum. Os que tombam por morte são sagrados por pisotiamento. Se misturando com todo escremento. Tudo isso por semanas e semanas. #cargavivanão

  2. Uma vergonha para a humanidade. Algum órgão internacional precisa intervir, quando as autoridades do país da bandeira do navio praticam atrocidades deste nível.

  3. O ser humano é um grande desastre da natureza! Que horror que esses animais estão vivendo!
    Que mundo tão infeliz é esse?
    Precisamos mudar URGENTEMENTE!

  4. Pingback: Carga viva não: manifestação em São Paulo - Instituto Nina Rosa

  5. Pingback: Não Exporte Vidas: diversas cidades se manifestam contra a exportação de animais vivos - Instituto Nina Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *