Pular para o conteúdo

Projeto Águas Cerratenses lança ‘Vellozia’: uma história de educação ambiental e magia para crianças e adultos

Nos últimos anos, a conscientização ambiental tem se tornado cada vez mais urgente, principalmente quando se trata da conservação de ecossistemas tão ricos e diversos quanto o Cerrado. Nesse contexto, surge uma iniciativa inovadora na busca por educar e encantar crianças sobre a importância desse bioma tão singular: a animação Vellozia. O filme foi lançado em 20 de março, disponibilizado no YouTube e Instagram da Rede de Sementes do Cerrado.

Fruto do Projeto Águas Cerratenses: Semear para Brotar, executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores de Sementes da Chapada dos Veadeiros (Cerrado de Pé), Vellozia é um desenho animado que aborda as aventuras de Vellozia, Ana e Miro para solucionar os desafios causados por mudanças climáticas em sua comunidade. A história se passa no Cerrado, o berço das águas, onde as crianças precisam aprender com a natureza sobre como restaurar o bioma, recuperar nascentes e enfrentar os problemas ambientais.

Idealizada pela educadora ambiental e bióloga Giselle Moreira, a animação nasceu da necessidade de preencher uma lacuna na abordagem pedagógica sobre o Cerrado. A professora, que desde sempre sonhava em levar o tema para o público infantil, encontrou no Projeto Águas Cerratenses: Semear para Brotar uma parceria com a causa.

Giselle Moreira conta que o ponto de partida para a criação do desenho foi a definição dos elementos essenciais: Cerrado e Restauração. “Com essa diretriz em mente, meses de reflexão e criatividade resultaram em uma história envolvente, onde a personagem principal, Vellozia, uma menina negra com cabelos volumosos e olhos curiosos, encarna o espírito forte das mulheres coletoras de sementes”, detalha a bióloga, que é uma das autoras da história que deu vida à animação.

Desde o início, Vellozia foi concebida como uma personagem dotada de poderes mágicos, capaz de dialogar com os animais. No entanto, o processo de desenvolvimento da animação trouxe uma reviravolta criativa, inspirando a ideia central de envolver as crianças nas atividades com semeadura direta.

Emocionada, a autora enfatiza que essa mudança de abordagem enriqueceu a história e reforçou o aspecto participativo e educativo do projeto. “O ‘goianês’ autêntico, inserido na trama por pessoas diretamente ligadas à cultura local, agregou um toque genuíno à narrativa.”

Equipe

Suporte para a produtora Terrakrya, a equipe técnica do Projeto Águas Cerratenses participou durante todo o processo de produção do desenho e o resultado superou as expectativas. Vellozia é muito mais que uma história encantadora, mas uma poderosa ferramenta de conscientização e transformação, capaz de despertar o amor e o cuidado pelo Cerrado em cada criança que a assiste.

Projeto

Financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, o Projeto Águas Cerratenses: Semear para Brotar visa à restauração de 600 hectares de Cerrado, por meio do fortalecimento da cadeia de produção de sementes nativas de base comunitária para geração de renda familiar, bem como a sensibilização e envolvimento das propriedades rurais.

Por meio das ações de restauração de áreas degradadas, a iniciativa já recuperou mais de 370 hectares de Cerrado, marcando uma grande conquista na trajetória de conservação ambiental. O projeto atua nos seguintes municípios do estado de Goiás: Minaçu, Cavalcante, Teresina de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, São João d’Aliança, Niquelândia, Colinas do Sul, São Domingos, Flores de Goiás, Água Fria de Goiás, Guarani de Goiás, Posse, Nova Roma e Planaltina.

Assista ao filme completo:

Fonte: Mídia NINJA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *