Pular para o conteúdo

20 de maio: Dia Mundial da Abelha

Foto: Pixabay

“Ainda que não exista organismo mais importante que outro, sendo todos essenciais para ecossistemas saudáveis, as abelhas se destacam pela sua função primordial na manutenção da biodiversidade. Trata-se da polinização”, afirmou em entrevista para a National Geographic a doutora em biologia Marina Arbetman, pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), da Argentina, e atuante na conservação de abelhas (clique aqui e conheça o projeto Vi un Abejorro). 

Cerca de 70% de toda a alimentação humana precisa da polinização direta ou indireta das abelhas, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Portanto nossa própria sobrevivência depende da sobrevivência desse animal não humano.

Num mundo que degrada cada vez mais nosso meio ambiente, podemos — e devemos — fazer nossa parte de diversas maneiras. E não é necessário ser um cientista. Para ajudar essas importantes polinizadoras, indicamos a construção de hotéis de abelhas como os que construímos recentemente na RPPN e ASAS Nina Rosa (veja aqui). E não é somente em sítios que eles funcionam, você também pode fazê-los no quintal de casa ou no terraço do prédio. E lembre-se: o mel que elas produzirem é delas, e não um pagamento pela “estada”. Afinal de contas, nós é que devemos muito às abelhas. Todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *