Pular para o conteúdo

Rosas

Muitas mulheres não gostam do Dia Internacional da Mulher, por considerarem hipócritas e vazias as homenagens feitas por homens e corporações que, na prática ao longo do ano, as tratam de forma bem diferente, desvalorizando-as e diminuindo-as de diversas formas. Essas mulheres repudiam especialmente, nessa data, o ato de oferecer rosas — sejam elas reais, sejam virtuais —, por considerá-las um símbolo clichê dessa insinceridade de muitos que as oferecem. Entendemos e respeitamos totalmente esse ponto de vista. Nós, da causa animal, temos sentimentos semelhantes, por exemplo, em relação ao Natal, quando pessoas transmitem umas às outras votos de amor e paz enquanto se banqueteiam com os corpos de seres inocentes que só receberam o oposto de amor e paz: a “celebração da vida” com a morte na mesa. Também podemos citar o Dia Mundial dos Animais, quando pululam na internet mensagens de “amo os animais”, vindas de pessoas que, na prática, só oferecem esse amor e respeito a cães e gatos. Realmente há muita hipocrisia em muitas datas comemorativas. 

Mas e quando somos parte de uma organização fundada e presidida por uma mulher inspiradora? E que tem Rosa em seu nome? Não tem como não aproveitarmos o 8 de março para lhe fazer uma homenagem, e a estendemos com sinceridade a outras mulheres. Assim, hoje nossas rosas vão primeiramente para a Nina, a mulher que começou esse importante trabalho pelos animais não humanos e pela Natureza (e, consequentemente, pela própria humanidade), despertando tantas pessoas para o respeito por todos os bichos e pelo meio ambiente. Rosas também para todas as outras mulheres antiespecistas, que reconhecem a importância desse posicionamento na vida, de que a luta contra a opressão deve ser contra todas as formas de opressão. E rosas também para aquelas que já estão trilhando esse caminho ou começando, porque sempre é hora de refletir, repensar nossos hábitos e mudar, pelo bem de seres inocentes que merecem nosso respeito e precisam da ajuda de todos nós. Nossa homenagem a todas que entenderam ou começam a entender o verdadeiro significado do repúdio à opressão, pela libertação das fêmeas de todas as espécies. 

A seguir, fotos da Nina Rosa em diferentes pontos e momentos de seu amor pelos animais e ativismo (clique nas imagens para ampliar). 

1. Com Suzi e Silvinha, respectivamente sua atual adotada e a adotada de João, caseiro do sítio — leia aqui a história do amor de Nina pelos animais

2. Apresentando o filme A carne é fraca

3. Palestrando sobre direitos dos animais em uma escola — leia aqui sobre educação humanitária, uma das atuações do Instituto Nina Rosa

4. Com Nina Xará, sua adotada antes de Suzi

5. Comunicando o retorno do INR durante o Vegfest 2023

6. Em ato pelo Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA)

7. Em ato pelo fim do transporte de carga viva

8. Com Jusé, seu adotado equino

9. Desenho de um vizinho em homenagem à Nina Xará, que, por sua vez, homenageia Nina Rosa com rosas de agradecimento

1 comentário em “Rosas”

  1. Silvia Midori Matsunaga Rios

    As mulheres que lutam, que acreditam que podem fazer a diferença na vida de um animal, tem todo o meu respeito e. Admiração! Vamos continuar acreditando que uma atitude, um exemplo, uma adoção, uma boca alimentada, nos empurra para a frente sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *